quarta-feira, 23 de junho de 2010

LDL x HDL

Achava difícil explicar, de forma bem fácil, a função das moléculas de colesterol para meus pacientes. Até que, lendo uma reportagem na revista Saúde é Vital, achei uma explicação bem legal.

O carteiro e o lixeiro

As moléculas de colesterol, produzidas principalmente pelo fígado, não conseguem viajar sozinhas pelo sangue. Elas precisam de um veículo para transportá-las pelas artérias. A lipoproteína de baixa densidade - LDL, age como um carteiro, que "entrega" o colesterol por todo o corpo. Outra partícula entra na história com a missão de recolher a sobra da gordura não usada pelo organismo. Trata-se da lipoproteína de alta densidade - HDL, que funciona como o gari e leva o colesterol de volta para o fígado.
Uma alta concentração de LDL, contribui para a formação de placas nos vasos, daí a sua fama de vilão. Por recolher o excesso de gordura, o HDL ficou com a boa reputação.

O ideal é estarmos sempre de olho no LDL, que deve estar abaixo de 160mg/dL, e no HDL, que deve estar acima de 55mg/dL. Bem, o triglicerídeo também deve ser controlado, mas isso já é outra história.


A pergunta que não quer calar: Pra que serve o colesterol?


Todas as células precisam de colesterol. Ele faz parte das membranas do corpo e é fundamental para a produção de hormônios.

No entanto, quando há LDL em excesso nas artérias, as rotas por onde circulam o sangue correm o risco de ficar interditadas. A molécula de LDL tem a capacidade de causar uma inflamação no vaso e, com isso, formar-se uma placa capaz de entupí-lo, como mostra a figura ao lado.

Dentre alguns efeitos deste processo no organismo, está o infarto, a trombose, o derrame insquêmico e até disfunção erétil.

Portanto, pessoal, abram os olhos em relação ao que vocês têm comido, pois suas artérias podem estar em sofrimento silencioso.


Alguns alimentos ricos em colesterol

> Carne vermelha: prefira as carnes magras e grelhadas;

> Camarão: é uma notícia triste para os fãs do crustáceo, mas ele possui muito, muito e muito colesterol;

> Ovos: prefira os cozidos;

> Biscoitos recheados: ricos em gordura trans.

> Vários outros alimentos, que se eu falasse não terminaria hoje. Rsrsrs




Texto retirado da revista Saúde é Vital, com ênfase em diversos pontos.

2 comentários:

  1. Cris, adorei o blog. Ta de parabéns.
    Vou recomendar aos amigos e pacientes.
    Nossa lendo esse artigo lembrei que tenho que fazer exames pois já tem um bom tempo que não faço.
    Ai meu Deus não quero nem ver esse resultado..rs
    Beijão

    ResponderExcluir
  2. Olá querida!
    Que bom que gostou.
    Obrigada pela força!!
    Divulgue sim! Quanto mais informações, melhor o trabalho preventivo.
    Fique com Deus!
    Bjks

    ResponderExcluir