segunda-feira, 21 de junho de 2010

MEDIDAS SIMPLES PARA TER UM CORAÇÃO SAUDÁVEL



A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que até 2040 o índice de doenças cardiovasculares no Brasil deve aumentar em 250%. Hoje, 300 mil brasileiros morrem anualmente por causa desses problemas. E de 14% a 25% dos infartos ocorrem sem sinal de dor. Além disso, 30% dos brasileiros são hipertensos, e, de cada cem, apenas 25 a 30 têm a doença controlada.

Com o estresse, o excesso de informações e a vida sedentária, o coração fica ainda mais sobrecarregado. Uma hora começa a falhar. Devido a isso, deve-se iniciar o mais cedo possível as mudanças no estilo de vida. Abaixo, descrevo alguns fatores indispensáveis para vocês ficarem de olho:

Estilo de vida: Um coração saudável mantém os outros órgãos saudáveis. Se o coração vai mal e bombeia sangue em quantidade insuficiente, o cérebro, os rins e o pâncreas sofrem. Daí a importância da prevenção com hábitos alimentares mais saudáveis. Hoje há um maior consumo de fast-foods, de produtos com mais corantes, antibióticos e hormônios. Com os avanços tecnológicos, a vida tornou-se confortável demais; antes as pessoas se mexiam mais. É importante praticar atividades como caminhada, musculação, natação, hidroginástica ou algum outro esporte; sempre com a orientação de um profissional. É importante mudar os hábitos alimentares também. Consumir alimentos mais saudáveis, evitar bebidas alcoolicas, dar adeus ao cigarro, tirar um tempo para o lazer, adquirir um hobby, ler livros, dormir melhor, etc. e tal.

Check-up: Muitos profissionais da área médica instituem uma idade média de 35 anos para se começar a fazer exames e averiguar como anda o coração. No entanto, um estudo realizado em cadáveres de jovens com idade média de 20 anos, mortos em acidentes de trânsito, revelou que já havia acúmulo de gordura em suas artérias. Então, é meio complicado dizer a hora certa para se começar a fazer exames do coração. Muitos casos de cardiopatias se desenvolvem silenciosamente, o que também dificulta na escolha da hora certa para a realização do check-up. O que aconselho é o seguinte: se você tem história familiar de cardiopatia, diabetes mellitus, hipertensão arterial sistêmica (HAS), morte súbita, se você costuma beber com frequência, fumar com frequência, não dormir muito bem, trabalhar em excesso, fizer uso de anabolizantes e/ou comer tudo o que não presta... Comece o quanto antes um check-up do sistema circulatório. Acompanhe o seu perfil lipídico pelo sangue (colesterol LDL, triglicérides, HDL), fique de olho em como anda a sua pressão arterial e fique atento a sintomas do tipo falta de ar e cansaço aos pequenos esforços.

Ir ao dentista: “Ah, você está brincando???” “Não estou!!” Cuidar da boca também é importante para o coração, pois muitas das bactérias que vivem na cavidade oral entram no sangue e atingem o coração, o que pode ser perigoso em certos casos, como prolapso de válvula.

Menopausa: O efeito protetor do estrogênio ao coração diminui na menopausa. A reposição hormonal nesse período também pode ser perigosa quando feita sem controle. Por isso, é de extrema importância o acompanhamento do seu médico ginecologista.

Disfunção erétil: Quando acontece, pode ser o primeiro sinal de que as artérias estão mal ou entupidas. Não adianta tratar só a disfunção. É preciso avaliar o paciente como um todo.

Bem, então é isso! Agora, mãos à obra!!

Texto baseado na reportagem do jornal O Globo, com devidas alterações pessoais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário