terça-feira, 6 de julho de 2010

MEL x CRIANÇAS menores de 1 ano


Por que o mel não pode ser dado para crianças menores de 1 ano???

A análise de amostras de mel comercializadas no país revelaram a presença de esporos da bactéria Clostridium botulinum, responsável pela transmissão do botulismo, doença que atinge os nervos e músculos. Embora seja rara, é grave. Se o alimento não tiver sido esterelizado adequadamente, coloca a criança em risco. Isso porque até 1 ano, o sistema imunológico da criança não está desenvolvido para combater essa bactéria.
Adultos também podem contrair a doença, caso tenham problemas relacionados à flora intestinal.

A posição da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) foi baseada em estudos, como a pesquisa realizada pela Unesp, entre janeiro de 2002 e julho de 2003, em seis estados brasileiros, que mostrou a presença da bactéria em 7% das 100 amostras de mel comercializadas por ambulantes, mercados e feiras livres.

Além da doença, há outras implicações. O mel modifica o sabor do alimento, tira a oportunidade de a criança ter experimentos no paladar e pode fazer com que ela prefira o sabor adocicado. Se ela tomar o leite materno, há, inclusive, o risco de ela deixar o peito da mãe.

Além disso, quando a criança estiver maior, por volta dos 4 anos, por exemplo, se estiver acostumada com o sabor adocicado das coisas, sua alimentação pode caminhar para aquela baseada em carboidratos, no lugar de uma dieta equilibrada. E isso, certamente, não é o ideal no mundo de hoje, em que a epidemia de obesidade e sobrepeso assusta pais e especialistas.


Sintomas e tratamento do botulismo

A criança fica abatida, tem dificuldade de controle dos movimentos, abalos musculares e episódios semelhantes a crises convulsivas.
Não há tratamento para a doença. O diagnóstico precoce é fundamental para controlar os sintomas.



"Fiquem de olho na alimentação dos pequeninos, ok?"

Um comentário: